Microsoft vai fazer programas de PC funcionarem em dispositivos com processador ARM

Os softwares de desktop do Windows 10 estão mais próximos dos dispositivos móveis. Durante a conferência de hardware WinHEC, a Microsoft anunciou uma parceria com a Qualcomm pra adicionar suporte a processadores ARM (presentes na maioria dos tablets e smartphones) para aplicativos x86 (que rodam em computadores de mesa com Windows)

Os recursos do Windows 10 Creators Update que a Microsoft não mencionou
O que está por vir no “modo PC” do Windows 10 Mobile

O suporte vai ser através de emulação, e qualquer software projetado para arquiteturas x86 vão conseguir rodar em processadores ARM, como os Snapdragon dos smartphones.

O vídeo abaixo, divulgado pela Microsoft, mostra o Windows 10 com Adobe Photoshop rodando em um Qualcomm Snapdragon 820 com 4 GB de RAM. Mesmo se tratando de emulação, o resultado é bastante convincente:

 

Com isso, a visão da Microsoft de unificar suas plataformas vai ganhando forma. Fabricantes vão conseguir criar dispositivos com processadores ARM capazes de rodar as mesmas aplicações do que desktops e notebooks convencionais, incluindo Adobe Photoshop, Microsoft Office e até mesmo jogos de Windows.

Ao mesmo tempo, a Microsoft segue incentivando o desenvolvimento da Universal Windows Platform – apps que podem ser tanto usados em computadores convencionais quanto adaptados com facilidade para as telas menores dos smartphones.

Os primeiros dispositivos ARM com suporte aos aplicativos x86 devem ser lançados já no ano que vem – e eles devem ser compatíveis até com recursos como o Windows Hello. Será que o tal do Surface Phone vai ser um desses aparelhos?

Fontes: Gizmodo, [Microsoft via GeekWire, The Next Web]