Mauro Nazif entrega bolsas de estudo da Faculdade da Prefeitura

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, assinou na manhã desta sexta-feira (10), os termos de concessão de bolsas de estudo do programa Faculdade da Prefeitura – Universidade para Todos. Nessa primeira fase, 38 candidatos foram beneficiados.

A solenidade aconteceu no Palácio Tancredo Neves, sede administrativa do Município. “Isso é mérito de vocês. Nós não estamos fazendo favor nenhum. É a prefeitura investindo em quem não tem condições de pagar uma faculdade particular”, declarou Nazif.

Dr. Mauro parabenizou a todos e disse que o fato de terem sido selecionados é mérito unicamente de cada um dos candidatos. Porém, alertou que, de acordo com os critérios estabelecidos, aquele que não se esforçar e for reprovado perderá a bolsa de estudo que é integral. “Não justifica perder o curso por relaxamento ou por brincadeiras”, enfatizou.

Mauro Nazif desejou sucesso a todos e ressaltou que “a maior herança do pai para um filho é o ensino, especialmente o ensino superior”.

Depoimentos

Secretária adjunta de educação, Jandenora Rodrigues disse que a Faculdade da Prefeitura foi criada em 2010, mas precisou ser totalmente reformulada por determinação de Nazif para garantir mais igualdade de oportunidade aos jovens carentes.

Procurador do Município e presidente do Conselho da Faculdade da Prefeitura, Salatiel Lemos Valverde também pediu dedicação aos futuros acadêmicos. “Hoje o Município entrega a bolsa de estudo aos senhores. Isso exige um compromisso pelo termo que foi assinado. Busquem seus sonhos, pois um dia vocês poderão mudar a história desta cidade, do País e do Mundo”, declarou.

Jamile Rangel, representantes das faculdades parceiras do projeto – Fimca, Metropolitana, São Lucas e Faculdade do Porto pontuou que “a educação transforma a sociedade”.

Primeira a assinar o termo de compromisso para estudar por conta da Faculdade da Prefeitura, Karina Carvalho Maia vai ingressar no curso de estética. “Estou muito feliz, estou realizando o meu sonho”, disse com empolgação. Com espírito empreendedor, Karina disse que vai montar o seu próprio centro de estética assim que concluir a graduação.

Dentre outros cursos, a faculdade disponibiliza Fonoaudiologia, Biologia e até medicina.

Também prestigiaram o evento, o procurador geral adjunto, Moacir de Souza Magalhães, o secretário municipal de assistência social, Solano Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Mário Jorge, a chefe de gabinete do prefeito, Maria de Fátima Pedrozo e o controlador do Município, Bóris Alexander Gonçalves, entre outras autoridades.

Inscritos

Conforme a vice-presidente do conselho da Faculdade da Prefeitura, Saraiais Martins, 3 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 303 bolsas de estudo. Dentre os principais critérios para ser selecionado, o candidato precisa tirar boa nota no Enem, morar em Porto Velho há cinco anos no mínimo, ter cursado o ensino médio em escola pública e renda per capita de um salário mínimo.

Os aprovados na segunda chamada terão prazo de 16 a 19 de dezembro para apresentarem a documentação. Se estiverem dentro do perfil exigido pelo programa eles serão chamados para assinatura dos termos de concessão, que deverá acontecer no início de janeiro de 2017.

Parceria

A Faculdade da Prefeitura foi criada em 2010, fruto de parceria do Município com quatro faculdades particulares. Para custear os cursos, a prefeitura deduz 2% do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) das conveniadas. O objetivo proporcionar inclusão social e intelectual a quem não tem condições de estudar numa faculdade particular.