Professores e alunos da rede pública terão mais estímulo com premiações

O deputado Alex Redano (PRB) é autor dos projetos de lei que autorizam o Poder Executivo estadual a criar os prêmios, ‘Professor Nota Dez’ e ‘Aluno Nota Dez’, para educadores e alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual.

O projeto, segundo Redano, tem origem em reivindicações de setores da educação e, em especial, de alunos e da comunidade do da região do Vale do Jamari.

No âmbito municipal, praticamente todos os municípios de maior porte já implantaram a premiação do ‘Aluno Nota Dez’ e do ‘Professor Nota Dez’ com maior ou menor premiação e homenagens simbólicas.

O parlamentar explicou que o ‘Aluno Nota Dez’ consiste na premiação anual de estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual que obtiverem no boletim, ao final do ano, a maior média anual.

Serão selecionados dois alunos de cada escola e a premiação será realizada através de solenidade, presentes várias autoridades, membros da comunidade escolar e demais interessados, quando os alunos serão homenageados, com a entrega de um diploma, e receberão, também, uma premiação podendo ser em espécie, bolsa de estudos, ou brinde.

Melhoria

O projeto tem por objetivo reconhecer o desempenho dos alunos que se destacarem durante o período letivo e incentivar os demais estudantes na melhoria da aprendizagem.

Já o ‘Professor Nota Dez’, informou Redano, a premiação visa enaltecer e reconhecer o mérito dos professores da rede pública estadual de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade na educação do ensino fundamental e médio, através de projetos pedagógicos bem-sucedidos, criativos e inovadores.